Blog

1

Velocidade e precisão na tomada de decisões

Ao ter soluções que integrem departamentos, padronizem a imputação, o processamento e o armazenamento de dados, os líderes de negócio conseguem ter acesso às informações fiéis e, assim, podem tomar decisões mais precisas e rápidas.

Em poucos cliques, quando se utilizam as soluções certas, é possível ter previsibilidade de gastos, por exemplo, e agir para efetuar cortes e direcionar investimentos. E isso, crescentemente, não precisa mais ser feito dentro do escritório; usando soluções móveis, os líderes podem trabalhar em qualquer lugar e hora por meio de qualquer dispositivo (PC, tablet, smartphone etc.).

Melhorias na organização de processos e fluxos de trabalho

Com a TI, as empresas conseguem criar workflows de atividades. Ou seja, é possível criar sequências de tarefas por meio das funcionalidades dos sistemas e aplicações, de modo que um processo só pode ser iniciado quando outro, imediatamente anterior, é finalizado.

Isso ajuda os colaboradores a criarem uma rotina produtiva e regrada evitando erros, atrasos e retrabalhos. Tudo fica mais facilmente controlável e seguro do que quando não se pode contar com a tecnologia.

Aumento de produtividade, com qualidade de vida aos colaboradores

Um ponto importante que tem chamado a atenção das empresas é que a tecnologia pode ajudar os profissionais a produzir mais e melhor sem perder qualidade de vida. Na medida em que atividades e processos burocráticos são automatizados, por exemplo, as pessoas podem ter mais tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas.

O estímulo causado pelas facilidades tecnológicas melhora o engajamento dos colaboradores das empresas, e isto se reverte em ganhos significativos em curto, médio e longo prazos.

Aumento da qualidade dos produtos ou serviços

Como a TI ajuda a criar padrões de execução de atividades e também melhora a governança como um todo, é natural que a qualidade dos produtos ou serviços também seja elevada. A repetição contínua de processos bem ajustados torna as linhas de produção mais focada em resultados. A aplicação de boas práticas se torna muito mais fácil em um ambiente que conta com boas ferramentas tecnológicas.

Redução de custos operacionais

Tudo o que foi citado até aqui também contribui para a diminuição dos gastos no dia a dia da operação das empresas. Ao integrar filiais por meio de sistemas de gestão empresarial (ERP), por exemplo, cai significativamente a necessidade de fazer ligações telefônicas para solicitar documentos; a própria facilidade de localização das informações entre departamentos melhora o tempo de execução das atividades, e isto reflete positivamente nas finanças da empresa.

Melhorias na adaptação do negócio para lidar com acontecimentos previstos e não previstos

Por fim, uma vantagem que é muito apreciada pelas empresas que investem em TI é a adaptação para lidar com riscos e imprevistos. A tecnologia traz mais inteligência e competitividade, proporciona maior poder de análise e melhor tomada de decisão, o que torna as adaptações mais fáceis perante os desafios do mercado competitivo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.