Blog

01

Muitas vezes seu computador fica cheio de arquivos que você não precisa mais, deixando seu sistema muito lento. Veja nesse artigo o que fazer para deixá-lo mais veloz e limpo.

Rastros de navegação, páginas da Internet pré-carregadas, muitos arquivos temporários e desnecessários, componentes e programas nunca usados – tudo isso atrapalha num desempenho de um computador. Além do mais, seu disco rígido fica cheio de coisas que você nunca usa, e sempre quis liberar o uso para novos arquivos e programas. Vamos analisar o que fazer para eliminar esses arquivos e programas poucos usados.

Excluindo arquivos desnecessários

Você pode usar qualquer ferramenta para excluir arquivos desnecessários, mas a melhor ferramenta do ramo com certeza é o CCleaner.

Desinstalando programas pouco utilizados.

Tem uma penca de programas instalados em seu computador e não sabe nem por onde começar? Vá ao Adicionar ou Remover Programas. Ele é um centro de programas instalados em seu computador. Se você usa apenas alguns programas ou poucos recursos dos programas, você pode modificá-los para ocuparem menos espaço em disco ou removê-los de uma só vez. Mas, e se você tiver um programa que usa apenas de vez em quando e não quer ficar baixando toda vez para poder usá-lo? Guarde apenas o arquivo de instalação junto com você e instale-o quando precisar utilizá-lo. Ou ainda conheça novas alternativas.

Você pode acessar o Adicionar ou Remover programas pelo menu Iniciar > Painel de Controle > adicionar ou remover programas. Daí basta escolher o programa a ser desinstalado e desinstalá-lo. Nunca remova programas que você sequer instalou, já que muitos deles podem ser componentes do Windows essenciais para o funcionamento do sistema e de outros programas.

Desinstalando componentes do Windows desnecessários

Muitos componentes do Windows são instalados por padrão para uma utilização inicial do sistema, mas logo você instala programas alternativos a eles. Então eles ficam somente ocupando espaço em disco. No mesmo Adicionar ou Remover programas, basta clicar no botão Adicionar ou remover componentes do Windows. Veja os componentes que você pode remover:

> Jogos (a não ser que você os usa).

> Ferramentas de gerenciamento e monitoramento;

> MSN Explorer;

> Outlook Express;

> Serviço de indexação;

> Serviços de fax;

> Windows Messenger.

 

(Para reinstalar eles de novo é preciso que você tenha o CD da instalação do Windows, portanto faça sempre com atenção).

Leave a Comment

Your email address will not be published.